Mecânica básica: dicas para lidar com os imprevistos do carro

 

Tanto os iniciantes de carta quando os mais experientes têm algo em comum: o medo de não saber o que fazer se o carro apresentar alguma pane.

Mesmo com as revisões em dia, imprevistos acontecem e, infelizmente, todos nós estamos sujeitos a passar por isso. Por isso, a melhor solução é estar preparado para lidar com a situação, caso aconteça.

Pensando nisso, listamos os três problemas mais comuns que os motoristas passam e como saber lidar com eles. Continue lendo e confira!

 

 

Leia também: Dicas para uma direção preventiva

 

 

Sempre verificar óleo e água do motor

Por mais óbvio que pareça, verificar a quantidade de fluídos do veículo é o primeiro passo para evitar qualquer tipo de problema no motor. Você deve ficar atento ao nível do:

 

- Óleo

- Água

- Fluído do radiador (ele auxilia na manutenção da temperatura do motor)

- Fluído dos freios

 

Para verificar cada fluído, basta ir ao posto de combustível e pedir para medir a quantidade. Caso estejam baixos, é preciso levar ao mecânico imediatamente.

 

Barulho dos freios

O processo de frenagem deve ser silencioso, alertam especialistas. Caso você ouça algum ruído na hora de frear ou diminuir a velocidade, leve seu veículo a um mecânico de confiança. Uma das causas mais frequentes do barulho dos freios é o desgaste das pastilhas, que devem ser trocadas de acordo com a quilometragem estabelecida pelo seu mecânico.

 

Leia também: O que é necessário para você conseguir tirar sua carteira de motorista?

 

 

Superaquecimento

Como falamos anteriormente, a falta de fluídos pode gerar várias consequências para a “saúde” do carro. A falta de água, por exemplo, pode ocasionar o superaquecimento do motor.

Caso você esteja andando com seu veículo e as luzes do painel o alertarem sobre o aquecimento do motor, estacione e desligue o carro imediatamente até que a temperatura se normalize.

Sempre tenha em mente: assim como é fundamental para nossa sobrevivência, a água também é essencial na vida útil do automóvel. Por isso, a cada 15 dias, mais ou menos, veja se o nível dela está adequado.

 

Pronto! Agora você está preparado para identificar os principais problemas que atingem os veículos. Para conferir mais dicas como essa, acesse nosso blog e dê uma olhada em nossos artigos.