Constituída por placas e faixas no chão, a sinalização de trânsito é imprescindível para o correto e bom funcionamento do trânsito nas cidades e nas estradas. Isso porque, ela auxilia os condutores a trafegar corretamente pelas vias.
Todavia, além das advertências das sinalizações, as cores das placas orientam o motorista enquanto estiver dirigindo ou, até mesmo, caminhando. Por isso, também é importante entender o significado das cores das placas de trânsito. E é exatamente sobre isso que iremos falar nessa matéria. Confira!
Vermelho: obedeça!
Com cerca de 60 placas, esse grupo constitui as condições do trânsito, proibições ou restrições do uso das vias, limites de velocidade, sentido obrigatório e parada obrigatória.
Se os motoristas não obedecerem as placas de cor vermelha, podem causar acidentes graves e serem multados.
Amarelo: preste atenção!
A cor amarela exige atenção do motorista, pois informa situações potencialmente perigosas, como passagem de pedestres e desmoronamento.
Ao ver uma placa amarela, é preciso ficar atento, pois as condições da pista podem estar modificadas.
Laranja: cuidado com trabalhadores!
Comummente acompanhadas por cones, cavaletes ou tapume, as placas laranjas informam ao motorista que existem pessoas trabalhando próximas à região.
Isso significa que o motorista deve diminuir a velocidade e ficar (ainda mais) atento.
Azul: informações para você!
Geralmente mais presentes nas estradas, esse grupo de placas informa os serviços que o motorista encontrará pela frente como apoio mecânico, posto de abastecimento, praças de pedágio, pronto socorro, entre outros.
Branca: turismo pela frente!
Por fim, as placas brancas informam pontos turísticos e passeios que você pode fazer na região.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do trânsito!